quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Resumo TCC



O trabalho de pesquisa voltado para o tema “O uso do Blog no Processo Ensino-Aprendizagem” é resultado de intensas pesquisas e experiências na área das Tecnologias de Informação e Comunicação do Curso de Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), onde aborda o processo evolutivo das tecnologias modernas como o computador e a internet na educação. Discutindo suas influências a luz de teorias construtivistas e sócio-interacionistas com o interesse de suscitar práticas educativas integradas ao currículo escolar, favorecendo a construção do conhecimento de forma crítica e reflexiva. Destacando o uso do blog no processo ensino-aprendizagem, por se tratar de uma ferramenta com grande potencial pedagógico através de uma linguagem objetiva, interativa e motivadora.

Processo da Pesquisa


O processo de desenvolvimento da pesquisa corresponde aos caminhos percorridos na coleta de dados de acordo com a figura. Definindo o tipo de pesquisa, os sujeitos envolvidos, os procedimentos metodológicos e os instrumentos utilizados que subsidiaram a proposta de trabalho voltada para melhor integrar o currículo às tecnologias de informação e comunicação (TICs) a partir das novas formas de linguagens da internet, definindo o blog, como recurso didático.
Foi definido como como um estudo de caso por possuir um caráter descritivo, mas à medida que foram acrescentados novos elementos à investigação contou também com instrumentos qualitativos. Contribuindo assim, para futuras proposições. Os estudos de caso tentam representar os diferentes pontos de vista presentes em uma situação social: a realidade pode ser vista sob diferentes perspectivas, não havendo uma única que seja a verdadeira.

Locus da Pesquisa


A pesquisa de campo se desenvolveu no Colégio Estadual de Ensino Médio José Agostinho Guerra, pertencente à rede estadual paraense, localizado no Distrito de Monte Dourado município de Almeirim/PA. O locus da pesquisa teve como critério algumas condições básicas para o desenvolvimento do trabalho: computadores conectados a internet, ambiente organizado, coordenador responsável pelo laboratório de informática, com projetos na área de mídias em desenvolvimento, professores pré-dispostos ao trabalho, entre outros.

Entrevistas


Na primeira semana de maio/2010 foi realizada entrevistas com o Prof. Ocivaldo Pinheiro / Coord. do laboratório de informática do Colégio. Na qual tive a oportunidade de conhecer a rotina do laboratório, assim como suas ações e projetos voltados para as tecnologias modernas. Com os alunos foram aplicados questionários para analisar o nível de conhecimento em relação as tecnologias de informação e comunicação e seus interesses no processo educacional.

Mobilização dos Agentes Pedagógicos


Os professores tiveram oportunidade de discutir algumas problemáticas comuns no uso das tecnologias digitais na educação e as possibilidades educativas do laboratório de informática para minimizar algumas dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem. E claro, na oportunidade foi socializada a proposta de trabalho do uso do blog no colégio.

Oficina sobre blog educativo


No período de 17 a 21/05/2010 foi realizada a oficina sobre blog educativo com o interesse de explorar as possibilidades pedagógicas do blog integrado a disciplina de Língua Portuguesa oportunizando a leitura crítica, a escrita colaborativa, a discussão de temas favorecendo o debate de idéias e opiniões de temas discutidos em diferentes situações de aprendizagens. Consistiu em: utilizar email para troca de informações e conhecimentos sobre o conteúdo abordado; conhecer e utilizar o blog como recurso de ensino e aprendizagem; ampliar as possibilidades educativas no uso de diferentes linguagens, etc.

Blog como recurso didático


Após a oficina sobre blogs educativos coord. pela Profª. Lierge os alunos do 3º ano exploraram o blog do Profº. Ribamar, no período de 25, 26 e 27 de maio/2010, com o objetivo de produzir diferentes estratégias de aprendizagens.

domingo, 8 de agosto de 2010

Núcleo de Tecnologia Educacional Marco Zero


Equipe de coordenadores do Núcleo de Tecnologia Educacional Marco Zero (Macapá).

Orientação para a Defesa TCC


No dia 04/08/2010 eu e Rangel (orientador) reunimos no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) para os acertos da defesa. Estamos chegando... graças a Deus!

Entrega da Monografia


No dia 02/08/2010 entreguei minha monografia "O Blog no Processo Ensino-Aprendizagem" na Universidade Federal do Amapá para avaliação da banca. Foi um dia de muita alegria registrado pela câmera de meu filho Matheus.

Minhas Férias ....!!!


Minhas férias de jul/2010 dediquei a conclusão de minha pesquisa sobre Blog Educativo do curso de Especialização Mídias na Educação. Agora é preparar para a defesa do trabalho na UNIFAP.